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segunda-feira, 17 de junho de 2013

1ª Aula do Curso

Boa tardeeeeeeee, como passaram o dia? Bem? Descansaram? Que bom ..... Então vamos agora a nossa primeira aula como tinha prometido.....Lápis e caderno nas mãos? Então , bóra lá:


FORMAÇÃO DE PREÇOS




Não saber definir preços não é nada incomum no mundo das pequenas e médias empresas-- e mesmo as grandes costumam sofrer muito para fazer isso da forma mais eficiente. Um exemplo típico de improvisação é copiar o preço dos concorrentes. Outro equívoco é somar os custos e acrescentar um percentual "justo", "ideal" ou considerado"usual"--sem levar em conta fatores ocultos, como depreciação e necessidade de re-investimento.


COMO SE DEFINE PREÇO?

Sacando (achômetro);
Empiricamente (testando);
Experiência anterior;
Copiando de outros;
Através de custos;
Fazendo pesquisa;

FORMAÇÃO DE PREÇOS

Um dos mais importantes aspectos financeiros de qualquer instituição consiste na fixação dos preços dos produtos e serviços comercializados. Para alguns, essa atividade consiste na verdadeira arte do negócio. O sucesso empresarial poderia até não ser conseqüência direta da decisão acerca dos preços. Todavia, um preço equivocado de um produto ou serviço certamente causará sua ruína.

A FORMAÇÃO DE PREÇO  É FATOR DETERMINANTE PARA A SOBREVIVÊNCIA DO SALÃO ?


Formar preços permite:

Ter os preços compatíveis com o mercado,
Calcular os custos reais da sua atividade,
Fazer a gestão estratégica da empresa,
Trabalhar na identificação de novas oportunidades
de mercado,
E, conseqüentemente, aumentar a lucratividade

Preço deve ser definido após análise de posicionamento, concorrência, macro-ambiente e poder aquisitivo do público alvo. Por fim, projetar qual o resultado esperado para o SALÃO, a partir deste preço.

OBJETIVOS DO PREÇO


 Proporcionar, a longo prazo, o maior lucro possível:
 empresas buscam a perpetuidade;
 cuidados com preços de curto prazo para maximizar lucros;
 Permitir a maximização lucrativa da participação de mercado:
 faturamento e lucros devem ser aumentados;
 efeitos negativos sobre os lucros: excesso de estoques, fluxo de caixa negativo, concorrência agressiva, sazonalidade etc.

além de:

Maximizar a capacidade produtiva:

•Reduzir a ociosidade e desperdícios operacionais,
•Considerar a capacidade,
•Atendimento aos clientes:

Maximizar o capital empregado para perpetuar os negócios de modo auto-sustentado.


ENTENDERAM ATÉ AQUI? Perceberam que a formação de preço é um pouco complexa devido a vários fatores que devem ser abordados? Um salão que deseja obter lucros, deve sim avaliar estes contextos antes de aplicar os preços. Fazer uma boa analise antes de mais nada dará o sucesso financeiro esperado.....Vamos continuar? 


EVOLUÇÃO DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PREÇOS


ANTES A FORMAÇÃO DE PREÇOS ERA FEITA DA SEGUINTE FORMA:

PREÇO = CUSTO + LUCRO

HOJE A FORMAÇÃO É A SEGUINTE:

CUSTO = PREÇO - LUCRO   

É necessário separar o processo de formação de custos do processo de formação de preços.

O correto estabelecimento do preço de venda ou de prestação de serviços é essencial para a manutenção da substância patrimonial e esta, por sua vez, fundamental para a própria sobrevivência do Salão.

QUANTO DEVO COBRAR EM MINHA ESCOVA PROGRESSIVA?
E NO CORTE DE CABELO QUE NÃO SE USA PRODUTOS?
E NA ESCOVA COMUM?


TAREFAS PARA AMANHÃ

1)- Faça a apuração dos seus custos: Ex.: Aluguel, água, Impostos, luz, telefone, Despesas com pessoal, IPTU, etc
(tudo o que independente de aparecer cliente ou não, você terá que pagar mês a mês)

2) Faça a apuração dos custos variáveis: Ex.: Produto de progressiva, tintas, Descolorantes, etc
(tudo que é necessário para a execução dos serviços, e detalhe: item por item) 

3) Não se esqueçam de colocar também Despesas com material:
Conservação e manutenção
Serviços de terceiros
Serviços Públicos
Outras despesas tributárias
Depreciação
Pró-labore (seu salário)
Outras despesas

FAÇA A SOMA DE TODOS OS CUSTOS

Bom, por hoje termina aqui nossa aula.....até amanhã !!!!!!!

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