Muitas pessoas que desejam abrir se próprio salão de beleza têm , muitas vezes, pensamentos e atitudes erradas em relação ao empreendedorismo. Pensar que sair do emprego, deixando de ser subordinado e passar a ser dono de seu nariz, tirando férias quando quiser, receber a quantia que quiser e não criar estratégias, meu amigo; cuidado você pode quebrar seu salão antes mesmo dele completar um ano de existência ou se frustrar e achar que fez a escolha errada. Mas para ajudar, listei abaixo 11 situações que devem ser evitadas:
1. Não seja tão empolgado com o salão
Esse é o primeiro erro de quem quer abrir seu próprio salão de beleza. A empolgação em excesso faz com que você perca o real sentido do negócio. Isso desvia sua atenção para questões importantes. E todo empreendedor deve ter uma certa frieza e ser mais calculista. Criar e planejar uma boa estratégia conta muito na hora de pensar em ser independente. Por isso pé no chão, sempre!
2. Não contrate parentes e amigos íntimos como sendo melhores funcionários
Essas pessoas não são demissíveis. Você não consegue demiti-las sem que isso vire um problema de família. Além disso, compromete a gestão da equipe, pois você nem sempre consegue exercer autoridade sobre essas pessoas. Nenhum gestor pode misturar razão com coração.
3. Não abra um negócio só por que você não quer ter um chefe.
No negócio próprio, você pode não ter chefe, mas as cobranças que vai acumular como dono do salão levarão a cobranças maiores do que o velho patrão. Eu sempre digo que nossos patrões são nossos clientes, afinal dependemos deles.
4. Pensar que se você compraria seus serviços, outros também irão comprar
A lógica de mercado de beleza deve analisar o que o cliente quer. O que pode parecer bom pra você, pode não ser agradável ao seu cliente. E o que for agradável ao seu cliente terá maior valor de mercado. Uma amiga me disse que ela cobra super barato nas progressivas que ela faz e disse que não há nenhuma reclamação. Eu frisei a seguinte indagação: Será que elas não reclamam por que está tão barato ao ponto delas simplesmente não terem "coragem" de reclamar por causa do preço baixo que pagam?
5. Achar que sabe tudo
A questão aqui é simples. Ter humildade para saber que sempre há o que aprender e melhorar. O empreendedor precisa saber apresentar seu serviço para clientes e seu negócio para investidores, mostrando planejamento, capacidade executiva e projeção de lucros. "É um mito porque ninguém vai atrás de você, ou do que você fez, simplesmente pelo fato de que você fez algo. Não adianta tratar o mercado como idiota e lançar qualquer coisa", diz Diego Remus, co-autor do livro "Empreendedorismo Criativo" (Ed.Évora).
6. Antes só do que mal acompanhado
Faz parte da cultura do brasileiro não querer ter sócios. Acham que sócio é sinônimo de problemas, também penso assim, mas você também não pode querer abraçar o mundo com as duas mãos, com diz o ditado. Se você tem pretensões de fazer o negócio prosperar, deve delegar funções específicas à pessoas preparadas para determinadas funções.É importante para o sucesso do negócio procurar pessoas que possam fazer aquilo que o empresário não sabe fazer com qualidade sozinho. Essa pessoa poderá ser um funcionário em posição estratégica.
7. Primeiro abro meu negócio, depois penso nos objetivos da empresa
Planejamento é uma palavra-chave no empreendedorismo para uma pequena, média ou grande empresa. Ao mesmo tempo, é uma das etapas mais difíceis. Muitos negócios começam a se perder quando não sabem o que são e para onde querem ir. Seja para crescer ou manter a estabilidade, todo negócio precisa de planejamento. E isso falta muito em salões que não conseguem sair de onde estão, ou por que perdem muitos clientes ou funcionários por falta de boa administração.
8. Meu salário é igual ao lucro da minha empresa
O empresário deve saber que toda movimentação de entrada de recursos financeiros não lhe pertence. Deve-se separar o dinheiro da empresa e sua retirada de pro-labore. Se todo dinheiro que entra for gasto como sendo pertencente ao empreendedor a empresa poderá ficar em débito. O valor da remuneração pode ser composto por retiradas e uma parte dos lucros, mas controladamente e planejadamente. O restante do lucro líquido deve ser mantido para futuros investimentos.
9. Investir em produtos que estão na moda é garantia de sucesso
Por ter pouco capital, o pequeno empreendedor corre mais riscos ao fazer investimento em produtos e serviços que não foram bem pensados para o mercado. Por isso, atenção ao entrar em uma compra com vendedores que oferecem facilidades e que vendem produtos somente por que são lançamentos. Se você não entender os fundamentos do que está fazendo, pode sim vir a perder clientes e ter prejuízos.
10. Empresário tira férias quando quer
No pequeno empreendimento, é comum o dono se dedicar muito ao empreendimento (salão) e acabar perdendo oportunidades de tirar férias. Para que issquando for preciso.
o possa ser real e não tirar férias em períodos aleatórios e ociosos, faça planejamento para poder preparar alguém para ocupar seu lugar 11. Inovar custa caro
Muitos entendem inovar como a necessidade de investir em cursos caros, mas isso não é verdade. "Um curso novo, por exemplo, já é inovar. Mudar um procedimento na forma de atender, alterar processos. Inovar diz respeito a mudanças que trazem ganhos de produtividade e reduzem custos
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