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segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

A responsabilidade que cabe dentro do seu bolso

DICAS PARA AUMENTAR AS VENDAS/SERVIÇOS

Ser um empreendedor de sucesso diante de tanta competitividade no setor de beleza e congêneres, não é nada fácil. Chega a ser, para muitos, surreal ou soa como chacota para vários proprietários de salão de beleza nos dias de hoje. Compreender os desfalques da concorrência provenientes da desonestidade, falta de ética, contendas; além de outros fatores como impostos elevados e compromissos financeiros infindáveis, desmotivam o pequeno empreendedor a acreditar na palavra "sucesso", ainda mais quando o setor teve queda e teve crescimento retroativo nos últimos anos. 
Mas, apesar de tudo, há sim meios de encontrar o "caminho das pedras". Vamos conhecer algumas "DICAS" valiosas que, se colocadas realmente em prática, fará um deferencial enorme no negócio:
* Foque no atendimento de excelência: e quando digo excelência não estou dizendo para jogar tapete vermelho para seus clientes passarem, como muitos dizem,  isso entoa como falsidade e algo forçado demais. Use o simples gesto que temos de mais valoroso, SORRISO; isso mesmo sorria sempre quando for atender um cliente. Recepcione-os com um bom e belo sorriso quando disser: _Em que posso ajudar?, _Pois não?, _Em que posso ser útil? Aborde o cliente como se ele fosse a coisa mais esperada e importante no mundo pra você, naquele momento. Faça seu cliente se surpreender com essa atitude. Com o advento da internet, das redes sociais e com o afastamento das ligações interpessoais, as pessoas estão se tornando mais carentes; aprenda a explorar esse nicho de sentimento.
Treine sua equipe: Coloque a equipe de mal humorados para ficar no fundo do salão. Jamais deixe que a sintonia da boa recepção se desfaça com o mau humor da manicure, por exemplo. Aliás, prepare, treine e converse com toda a equipe para, obrigatoriamente, manter o mesmo estilo de atendimento. Ou dispense colaboradores que não se enquadrem no seu estilo de atendimento. De nada adianta a manicure ser boa se não souber "tratar" os clientes devidamente, ou seja, não adiantará ser boa se não tiver clientes para atender; simples assim.
*Organize seu espaço: Não sobrecarregue a entrada do salão com informações demasiadas. Além de "pesar" o ambiente, o cliente ficará desfocado com tanta poluição visual. Muitos salões colocam produtos, cartazes, banners, revistas, tabelas de preços, decoração, vasos, uma infinidade de coisas logo na entrada do salão para chamar a atenção. Ledo engano. O ideal é estabelecer uma recepção na entrada, poltronas confortáveis, revisteiro, TV e um pequeno expositor de produtos para revenda (se assim o fizer), isso já basta. Outro detalhe: Jamais coloque tabela de preços pendurada na cara do cliente, faça isso de forma discreta, crie uma pasta com Menu de Serviços, tipo "cardápio" que se usa em restaurantes. A recepcionista prontamente deverá mostrar aos clientes os serviços prestados no salão, ou mantenha vários deles distribuídos pelos ambientes.

* Crie seu estilo: Caracterize seu salão como sendo um salão que trabalha com ética, depois do atendimento, vale  apena investir no perfil da equipe e sua polidez. Não deixe que seus colaboradores e nem você mesmo trabalhe de forma desleixada. Padronize um uniforme ou proponha trajes adequados e elegantes para o trabalho. Não estou dizendo que a cabeleireira tenha que trabalhar de salto "15", mas com uma rasteirinha também aí já é demais! Prepare a equipe para atender com uma pitada de formalidade, isso traz mais seriedade ao trabalho e faz o cliente se sentir com um grau maior de status. Salão onde o cabeleireiro fica dançando "passinho do romano" com certeza não vai fidelizar clientes
Atualize sempre: Seus profissionais devem ter a mesma linguagem técnica que você. Bons produtos não fazem nada se não houver técnica adequada e conhecimento para aplicar e ter resultados. Faça sua equipe de profissionais se especializarem, isso conta muito na venda do portfólio de serviços e amplia a confiança dos clientes que acabam indicando outros clientes em potencial. 
Controle seu financeiro: Imagine o CAIXA do seu salão como sendo uma "caixa d'água" e o dinheiro como sendo a água. A água que vem da rua (dinheiro que entra) abastece essa caixa.  Essa caixa tem encanamentos e torneiras que controlam a saída da água, ou seja, abre-se a torneira para pegar a água e fecha-se a torneira quando não. Isso se chama controle. Para que um salão prospere, a "água que entra" tem que ser maior do que a água que sai das torneiras. Portanto manter um controle sobre o financeiro é muito importante pois muitas vezes o salão não percebe que a torneira ficou aberta, gotejando (saidas de dinheiro incontroláveis) e pior ainda quando há furos na caixa e não se percebe o vazamento. E é o que acontece com a maioria dos salões quando dá preços de servios aleatórios e descontos que seriam impossíveis de dar. Registrar diariamente o movimento do caixa, mensalmente o fluxo de caixa, saber destinar o dinheiro, controlar estoque, saber como e quando dar descontos; são detalhes importantes do negócio que se quer prosperar. 
*Maketing: Digo muitas vezes aos meus alunos que não adianta gastar uma fortuna com publicidades em jornais e revistas aleatoriamente. Além de não conseguir atrair clientes, vai jogar dinheiro fora. Para isso tem que ser feito um Planejamento de estratégia de marketing baseando-se no perfil do seu salão.  Quer um exemplo? Silvinho monta um salão no bairro XXX, corre lá e coloca um anuncio no jornal local sobre o salão e promoções de inauguração. Passa o tempo e nada. Por que não vem cliente? Primeiro que a probabilidade de atrair um cliente do bairro XXX, do outro lado da cidade, é quase zero. Segundo que salão não "rouba" cliente de outro salão e, para que o cliente deixe de ser fiel ao cabeleireiro dele para conhecer o seu trabalho, tem de haver um "chamativo", uma abordagem convincente e que proponha algum benefício, pois clientes amam benefícios. E é exatamente nesse momento que você conquista o cliente de outro salão dando o seu diferencial.  Mas, "Nesse caso" o, do Silvinho, seria maior a probabilidade de atrair os clientes locais, distribuindo panfletos com promoções de inauguração ou a distribuição de brindes. Vale também fazer um pequeno "coquetel" para fazer as pessoas conhecerem você. E o mais importante para o Silvinho seria o contato pessoal na abordagem. Sim, bater de porta em porta e entregar um cartão diretamente para a pessoa convidando-a a conhecer seu espaço de beleza.Se você conseguir conquistar o cliente ao ponto dele virar seu fã e fazer indicações, aí sim, com certeza, o cliente satisfeito pode trazer clientes do outro lado da cidade para você.   Mas como disse, cada salão terá seu perfil de publicidade e forma.
Aumente seu portfólio: Chega num determinado ponto em que o profissional de beleza não consegue mais dar conta de atender sozinho tanta clientela. Isso significa que você virou assalariado de si mesmo. Seus ganhos se limitam e o desgaste acontece. Pois bem; quanto mais serviços puder oferecer em seu salão, maior será o lucro e a busca por variados tipos de serviços. Contratar outros profissionais, agregar vendas de cosméticos e outros produtos ajudam a aumentar o faturamento. Mas fique atento com essa questão de trabalhar por porcentagem. Pode parecer que você está tendo um faturamento alto, quando na verdade está tendo o que chamo de  prejuízo mascarado (o tal buraco na caixa d'agua) que você não vê. 
Essas são algumas dicas de como aumentar a clientela e o faturamento do seu salão. Sendo portanto essa a sua responsabilidade, a que cabe dentro do seu bolso. 

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