Aos meu visitantes e seguidores:

NOSSO ENDEREÇO E FONE PARA CONTATO

VENHA CONHECER NOSSOS CURSOS PROFISSIONALIZANTES!!!
Não perca mais tempo
, trabalhem por conta própria montando seu próprio negócio.!


Pça Conde Frontin, 70 - Galeria Schiamarela, sl 27 Centro - Jacareí

Fone: (12) 3961-4061

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Selagem, afinal o que é isso e pra que serve?

Selagem, Selagem Térmica, Selagem dos cabelos...enfim, uma série de nomes para determinar uma única técnica.
Tenho visto várias bobagens na internet à respeito disso e acredito que vocês também devam ter a mesma opinião que eu: declarações contraditórias sobre a selagem, produtos diferentes para cada site ou blog, enfim...ninguém esclarece nada e no final não há nada de proveitoso. Acaba por todos ficarem na dúvida.
Mas o que vem a ser isso?
Num contexto geral, Selagem é o nome dado à técnica de tratamento da cutícula dos cabelos. O própio nome mostra o que acontecerá com as cutículas: encerrà-las, fechá-las...selá-las, propiciando maciez, brilho e um sutil aspecto liso aos cabelos ondulados ou redução de volume para os mais rebeldes.
Que produto é utilizado?
Os produtos para a verdadeira selagem são aqueles que contêm baixa quantidade de formol (e não me digam que não contêm).
Os produtos com base no hidróxido ou derivados da amônia não servem para selagem, são relaxamentos suaves para redução de volume ou semelhantes.
Já os produtos que utilizam queratina, aminoácidos , etc...servem para queratinização, reconstrução, reestruturação ou cauterização.
A maciez extrema das escamas dos cabelos e o brilho intenso se dá exatamente por que o formol fecha a cutícula do fio, impermeabilizando-o.
Hoje no mercado existe vários produtos para selagem, mas cuidado ao adquirir produtos que prometem fazer milagres e depois acaba por danificar os cabelos. Pesquise, avalie, peça para o vendedor fazer demonstração do produto para depois comprar. E se ele começar a colocar impecilho do tipo: certos cabelos não podem receber este tipo de selagem ou que é incompátivel com determinados produtos, desconfie, você pode estar aduirindo produto para alisamento e não para selagem.
Espero ter sido esclarecedor.
Um grande beijo à todos.

36 comentários:

  1. oiee meu nome e nathalia.. meu cabelo eu usava wellastrate e quebrou td o meu cabelo .. dai troquei de cabelereira e ela me disse q meu cabelo estava mt danificado e presscisava fazer selagem para recuperar .. dai ela me diiisee q no melhor pro meu cabelo era so fazer selagem uma vez por mes ..e a selagem q ela usa e uma tal de wf .. pode ser feita td mes ou vai quebrara meus fios? des de ja agradeço grata nathalia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nathalia...A selagem não recupera totalmente o cabelo.....O que ela faz é selar as cutículas, impermeabilizando os fios dando a falsa impressão que os cabelos foram reconstituídos. Isso se deve por causa do formol contido na substância. O ideal é fazer cauterização ou reposição de massa á base de queratina hidrolisada e depois fazer a selagem com espaço de 3 meses entre uma aplicação e outra. Maiores esclarecimentos me avisa. Bjjjjjjjjjjs no coração!! Silvio Siqueira

      Excluir
  2. MEU CABELO E MUITO ENRROLADO,GOSTARIA DE FAZER ALGUMA COISA PARA ABRIR OS CACHOS E REDUZIR O VOLUMA OQ MIM INDICA

    ResponderExcluir
  3. Olááá! Sou Fabi e gostaria que me respondesse se a selagem serve como tratamento para cabelos que estão muito porosos e se é verdade que após a selagem devo ficar 3 dias sem prender os cabelos??
    Abraço!!
    Muito obrigada!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Fabi, desculpa pela demora em responder mas estive bloqueado e não estava conseguindo postar. Bom,sim a selagem é como uma semi progressiva mas tudo vai depender da marca do produto a ser utilizado. Há uma selagem muito boa que trata dos cabelos porosos, sem formol da marca Anna Haven, eu utilizei e recomendo. Bjjjjs

    ResponderExcluir
  5. Anonimo....para apenas abrir os cachos e reduzir o volume vale a pena fazer uma técnica chamada defrisagem somente. Abççççççssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anonimo....sim, a defrisagem é uma técnica de relaxamento mais suave, apenas para abrir os cachos dos cabelos. O aconselhével seria fazer com produto a base de amônia, pois o controle é melhor. Cuidado somente para não aplicar tioglicolato ou derivados em cabelos que contenham guanidina ou outro hidróxido. Bjs

      Excluir
  6. olá sou a sandra, gostaria de saber qual o melhor produto para fazer selagem , e se a progressiva obtem um melhor resultado do que a selagem ? na questao de redução do volume.. obrigada..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra, Obrigado por contactar. O melhor produto até o momento que encontrei foi da marca ANNA HAVEN, não contém formol e sim carbocisteína. Se for para reduzir volume ela é excelente.....Em termos de alisamento se o desejo for mais liso....sim, continua sendo a progressiva. Bjs

      Excluir
  7. Olá Silvio! Uso pasta como alisante para os cabelos há 13 anos e estou cansada da rotina de escova, chapinha e alisamento. Nunca pintei ou passei outro produto. Só este. Mas com todo este processo meu cabelo ficou quebrado, está com uns fios maiores e outros menores e frágil. Gostaria de dar um tempo ou até parar com o relaxamento. Voce me indica a selagem térrmica? A amônia não faria mal ao meu cabelo? Obrigada, Bubu53.

    ResponderExcluir
  8. Olá Bubu53, tudo bem? Antes de mais nada, eu preciso saber qual foi o produto que vc usou ou o ativo deste produto. Desta forma fica mais fácil eu fazer as corretas undicações. Pode ser? Bjs no coração e obrigado pelo contato!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Olá Silvio! Meu cabelo é ondulado ( mais na raiz e liso tanto que quando corto curto fica liso) e possui certo volume estou querendo fazer este corte de cabelo: (http://1.bp.blogspot.com/-StYKuce6mhg/UOHEaJRrqnI/AAAAAAAATRU/EmI_Bri9GIs/s1600/leon_close_up_+residente_evil_6.jpg), pois acho que combina com meu tipo de rosto, e queria saber se com a selagem consigo esse efeito liso solto ou vou ter que fazer uma progressiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, tudo bem? Desculpa pela demora em responder , mas nesta época de aproximação de fim de ano TUDO fica muito mais corriqueiro. Bom, pelas características que vc me passou e pela foto enviada, sim...apenas uma selagem batará para dar o aspecto esperado e o corte está maravilhoso. Seu cabelo está no tamanho do cabelo da foto? Se sim, manda bala, se não aguarde um pouco mais o crescimento para dar o caimento perfeito pois como vc me passou seu cabelo tem certo volume. Qualquer duvida me contacte. Obgdo pelo carinho. Silvinho Siqueira

      Excluir
  10. Olá!!fiz luzes e notei q cabelo fica super áspero..minha cabelereira aconselhou fazer selagem depois de algum tempo mas n quero colocar mais química no meu cabelo..uma cauterização seria suficiente no momento ..bj desde já agradeço a resposta..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, todo clareamento tem a propriedade de causar ressacamento e até mesmo a quebra dos fios se não for trabalhada com cautela. O que aconselho é sempre tratar....(cauterizar e colocar emoliência), depois a selagem para manter. Obrigado pleo contato> :)

      Excluir
  11. Olá Silvio, meu nome é Paula!

    O meu cabelo é liso, rebelde, fino e com um pouco volume. Tem resíduos de tintura e luzes. Está muito ressecado nas pontas e também está com quebra. O que me aconselha: Cauterização ou Selagem Térmica?
    Agradeço a resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula, faça primeiro a cauterização (recarga de queratina) e depois a selagem.

      Excluir
  12. Olá ! Gostaria de saber se eu fizer luzes (no papel) e selagem no mesmo dia prejudicara o meu cabelo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A tendência da selagem é tratar dos cabelos, por isso pode-se sim fazer a selagem logo após as luzes...mas se for tom acinzentado ou platinado, a selagem pode desbotar a cor.

      Excluir
  13. OLÁ! GOSTARIA DE SABER SE É MITO OU VERDADE QUE QUEM TEM LUZES NÃO PODE FAZER A SELAGEM POIS O CABELO FICA LARANJA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônimo, tudo bem? A Selagem pode ser feita sim, mesmo logo após um clareamento. Entretanto, a selagem tem a propriedade de desbotar tons acinzentados e deixar os cabelos mais dourados ou mesmo acobreados (alaranjados); mas não que ele dará a cor alaranjada, somente se o cabelo no tom louro tiver essa tendência de puxar para o laranja.

      Excluir
  14. Bruna Meu cabelo nas pontas e muito ressecado o que vc acha fazer uma selagem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, o certo seria inserir queratina (queratinização) antes de fazer a selagem. Dependendo do grau de ressecamento a selagem somente maquiará o problema fazendo ressurgir mais a frente.

      Excluir
  15. ola Silvio! meu cabelo e ondulado de raiz as pontas quero nao tao liso mas nao quero ter trabalho de ficar escovando mais quero levantar pela manha e so passar a mao ou pentear e pronto o que voce me aconselha a selagem serviria ou teria que ser a progressiva mas nao gosto de cabelo liso de mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na técnica de selagem dos fios há meios de fazer com que os cabelos não fiquem lisos e sim comportados. Procure um bom profissional para processar a técnica conforme seu desejo.

      Excluir
  16. Olá! Descolorir meu cabelo e sofreu corte químico . meu cabelo está elástico e porosos. Se eu fizer uma selagem nele voltará ao que era saudável. As pontas ficará emolientes macio ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ideany, tudo bem?
      A descoloração é um processo químico muito agressivo mesmo para os fios. O descolorante quando aplicado sobre os cabelos pode afetar a queratina dos fios, bem como sua coesão. No seu caso, creio que seja necessário primeiro fazer uma recarga de queratina antes de fazer a selagem. A selagem somente mascarará o efeito mas poderá menter os fios quebradiços a médio e longo prazos.

      Excluir
  17. Meu nome e Anna Julia e o meu cabelo é virgem, liso com leves ondulacoes nas pontas , se EU fizer selagem vou acabar com o meu cabelo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anna julia, seu cabelo é considerado pleos profissionais o cabelo perfeito. O que pode acontecer é do seu cabelo perder a ondulação nas pontas, mas danificar não.

      Excluir
  18. Ola Sílvio. Queria mudar meu visual mas não o que fazer.tenho cabelo ondulado e com muito volume.nunca usei outra quimica só a tinta.o que vc me recomenda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raniela, poderia experimentar uma selagem na raíz para redução do volume e fazer ombré hair nas pontas, ficaria lindo.

      Excluir
  19. Olá, me chamo Luana e tenho algumas dúvidas sobre a selagem plástica dos fios da cadiveu. Você sabe se ela tem formol? Ela reduz o volume ou alisa? Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana, infelizmente ainda não usei os produtos da cadiveu, mas os produtos de selagem contém uma baixa quantidade de formol sim. Mesmo os que marcam ácidos carboxílicos, etc, no aquecimento e evaporação eles acabam se transformando em formaldeído. Quanto a alisar, dependerá do poder do ativo e do tipo de cabelo. Vc ode fazer numa mecha para testar e ver os resultados depois de lavados.

      Excluir
  20. Olá, dou ferro em meu cabelo, quanto tempo tenho que esperar para poder dar a selagem ?

    ResponderExcluir
  21. Boa noite silvio!
    Gostaria de fazer alguma coisa no meu cabelo que eu não tenha que fazer tanta hidratação. Falaram pra mim fazer selagem ou botoX pq iria manter hodralado, porém eu tenho o cabelo liso e não queria nada que tivesse formol e sim só alguma coisa que eu não precise focar hodratano direto. O que VC me indica?

    ResponderExcluir
  22. Olá passei selagem tem 14 dias posso colocar cauterização???

    ResponderExcluir